Linho, porque ele é tudo de bom!


Sempre que vou garimpar meus olhos procuram por peças de linho, geralmente são todas de bom gosto e qualidade. O linho confere um estilo atemporal à roupa, talvez seja porque esse tecido é extremamente durável (muito mais do que o algodão, diga-se de passagem). Além de natural, chique, rústico e atemporal, o linho é super ecológico! Virei fã de roupas de linho, decidi pesquisar mais a fundo esse tecido e descobri que ele é ainda mais fascinante do que eu imaginava...! Vou listar aqui alguns aspectos maravilhosos sobre o linho:

  • Plantações de linho requerem muito menos água e agrotóxicos do que plantações de algodão. (Somente este ponto já justificaria a preferência ao linho, mas ainda há inúmeros outros benefícios):
  • Todas as partes da planta são aproveitadas, como por exemplo, suas sementes: a famosa e maravilhosa linhaça! De onde se extrai o óleo de linhaça, rico em Ômega 3.
  • O linho é uma das mais fortes fibras naturais (celulose). É tão durável que é usado nas notas de dinheiro para aumentar sua longevidade. A fibra do linho é bem comprida, o que contribui para essa força e durabilidade.
  • As fibras de linho têm uma resina natural chamada lignana. No início, as fibras são rígidas e vão se tornando mais macias, suaves e sedosas através do manuseio e uso, ou seja, as peças de linho melhoram ao longo do tempo.
  • Os antigos egípcios usavam linho por sua capacidade natural de ajudar a repelir microorganismos. O linho é conhecido por ser tolerável para pessoas com alergias e para aliviar as condições da pele, pois é extremamente absorvente e respirável.
  • Roupas de linho são ótimas para serem usadas tanto no inverno quanto no verão. A onda de suas fibras e sua estrutura proporcionam um “espaço” entre a roupa e a pele, o que melhora o fluxo de ar ao redor do nosso corpo, trazendo um frescor nos dias quentes. Em contrapartida, durante o inverno esse aspecto permite a retenção de calor e age como um isolante térmico natural, mantendo o nosso corpo aquecido.
  • Uma equipe de arqueólogos e paleobiólogos, da Universidade de Harvard, descobriu fibras de linho com mais de 34.000 anos de idade em uma caverna na República da Geórgia, tornando-as as fibras mais antigas conhecidas por terem sido usadas por seres humanos.
  • Ahhhh e além de todas essas curiosidades e benefícios, a flor do linho é liiinda e delicada, um colírio pros nossos olhos! J

Encontrei um mini doc bem legal que mostra a produção de linho europeia, especialmente próxima ao litoral da França, Bélgica e Holanda, onde a humidade e as condições climáticas favorecem às plantações de linho. É bonito de ver todo o carinho envolvido na produção, segue o link para quem se interessar: https://vimeo.com/16474921

 

vestido de linho puro e bolsa de palha


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados